DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

SERVIÇOS PÚBLICOS -CONCEITOS E PRINCÍPIOS II

1-       Os Serviços Postais  são  um tipo de serviço público divisível, podendo ser prestado individualmente efetivamente ou somente colocado à disposição da coletividade, mensurável  podendo ser cobrado diretamente por meio de taxas ou tarifas; Já  a segurança pública é um serviço indivisível,posto indistintamente a serviço de toda a sociedade, não é paga individualmente e é custeada por impostos.

2-      Podemos entender como serviço publico adequado, àquele que atende plenamente os usuários.

3-      São princípios norteadores do serviço público: Segurança, Regularidade, modicidade das tarifas, eficiência, generalidade, atualidade, cortesia na sua prestação e continuidade (Sr.MEGA CC)

4-      Os serviços públicos não podem e não devem ser interrompidos.

5-      Não será considerada descontinuidade da prestação do serviço público se, em razão de emergência e após aviso prévio, a interrupção for motivada por ordem técnica ou de segurança das instalações, ou por inadimplemento do usuário, considerando-se neste caso o interesse da coletividade

6-      A tarifa módica é aquela capaz de satisfazer a remuneração do prestador do serviço sem, contudo, penalizar o usuário.

7-      A tarifa módica, independente do equilíbrio entre a necessidade do prestador do serviço e a necessidade do pagamento pelo usuário, deverá ser sempre barata.

Um comentário:

Leônidas Assunção disse...

Lembrando que o fator tarifa nem sempre é " barata" pois existem leis que regulam os valores, como é o caso da telefonia brasileira! Contudo os artigos são de grande valor intelectual e podem ser baseados como ponto de partida para um estudo mais aprofundado do assunto, meus parabens!