DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



sábado, 13 de setembro de 2008

ANALISE AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM:

 

1-       Juvêncio é servidor público federal e sua esposa também é servidora pública federal, ambos servindo no Ministério da Educação e Cultura, por interesse da administração ambos deverão se deslocar, de forma permanente, da sede do Ministério para o Estado de Goiás, onde exercerão suas atividades na cidade de Goiânia. Tomando como base essa situação hipotética e dispondo além do que nela está sendo descrito, analise as situações a seguir.

a)É corretor afirmar que, sendo interesse da administração o deslocamento, tendo este deslocamento um caráter permanente e levando-se em conta as  despesas que os servidores  referente ás passagens,  à instalação na nova sede,  transporte de bens pessoais e bagagens, tanto dos servidores como de seus familiares, a administração deverá ressarcir os servidores indenizando-os com ajuda de custo, que neste caso poderá ser paga em dobro.

b) o pagamento da indenização de ajuda de custo poderá ser feito em até 3 vezes a remuneração do servidor ou servidora que a receber, visto que é proibido o duplo pagamento.

C) Caso Juvêncio tivesse que se deslocar ao Estado de São Paulo, mas em caráter transitório ou eventual, não teria direito a receber ajuda de custo, mas sim diárias, que lhe seriam pagas para cobrir-lhes as despesas com alimentação, deslocamento urbano e pousada.

 

2-       A licença concedida ao servidor para acompanhar seu cônjuge, quando este for deslocado  para outro ponto do território nacional é:

a)       Concedida sem remuneração.

b)       Concedida com remuneração integral.

c)       Concedida com remuneração durante os primeiros doze meses.

d)       Limitada a dois anos.

3-       Ajuda de custo é uma vantagem para o servidor, além de seu vencimento, sob a forma de:

A)      Auxilio

B)       Gratificação

C)       Adicional

D)      Indenização

E)       Provento

4-       A vantagem paga ao servidor, além do seu vencimento, correspondente a um doze avos da sua remuneração de dezembro, por mês de exercício durante o ano, que vulgarmente é conhecida como 13º salário, pela lei 8.112/90 , é denominada de :
a) adicional.

b) abono

c) auxílio

d) gratificação

e)indenização

 

5-       Considera-se para todos os efeitos legais, inclusive para promoções, o afastamento do serviço público federal, qualquer que seja o tempo de duração em virtude de:

a)       Convocação para o serviço militar.

b)       Exercício de mandato legislativo federal.

c)       Exercício de mandato legislativo estadual.

d)       Licença para tratar da própria saúde.

e)       Licença para  de pessoa da sua família.

Nenhum comentário: