DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Arquivologia II

1.       É competência do setor de protocolo o empréstimo de documentos.

2.       O registro e a expedição de correspondências são atividades do arquivo geral, não  fazendo parte do protocolo.

3.       O uso do vocábulo protocolo, de acordo com a terminologia arquivistica atualmente aceita, deve restringir-se à indicação do numero de registro ou de classificação que é atribuído ao documento quando recebido nos órgãos e instituições públicas.

4.       A atividade de protocolo é atividade específica dos arquivos permanentes.

5.       Além das atividades de recebimento, registro, classificação, movimentação e expedição, cabe também ao protocolo fazer a avaliação e eliminação dos documentos.

6.       Todos implicam em restrição de acesso: documento reservado, secreto, confidencial, sigiloso e ostensivo.

7.       A abertura de documento oficial de caráter ostensivo e seu devido encaminhamento é de responsabilidade do setor de protocolo.

8.       As atividades de protocolo incluem: distribuição de documentos; preparação de instrumento de descrição; recebimento de correspondência e abertura de processo.

9.       Os envelopes que contenham característica de correspondência particular devem ser encaminhados ao respectivo destinatário após a leitura do teor do documento.

10.   As rotinas de recebimento e classificação adotadas nos setores de protocolo compreendem: recebimento da correspondência,abertura da correspondência sigilosa para posterior encaminhamento, distribuição da correspondência que se caracterize como particular, inserção de carimbo ou outra forma de registro que revele a numeração e a data do encaminhamento do documento.

11.   Documentos classificados como ostensivos não apresentam restrições quanto à divulgação de seu conteúdo.

12.   Fazem parte da rotina de protocolo:receber a correspondência, abrir a correspondência ostensiva,encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários e avaliar os documentos de acordo com os valores primários e secundários.

Nenhum comentário: