1. Quanto às instalações físicas das unidades de arquivo, devem ser evitados locais com muita umidade e ar seco.
2. A escolha do local adequado para arquivo deve considerar vários fatores ambientais. A esse respeito está correta a instalação de arquivo em ambientes que recebem luz direta do sol para evitar a formação e proliferação de fungos.
3. Se ocorrerem rasgos, é indicado o uso de fitas adesivas para pequenas restaurações dos documentos em suporte de papel.
4. Para melhor preservação dos documentos, deve-se guardá-los em caixas ou estantes ou em arquivos de madeira, e devem se utilizar espaços físicos que recebam diretamente a luz solar.
5. Na preservação de documentos, devem-se manter os índices de umidade relativa do ar e de temperaturas idênticos para os documentos em suporte de papel e para os rolos de microfilmes.
6. A luminosidade natural deve ser evitada, porque afeta a preservação e conservação dos documentos, podendo provocar enfraquecimento do papel.
7. A desacidificação, processo usado nos documentos em suporte de papel, consiste em elevação do PH.
8. A longevidade dos documentos em suporte de papel supões ações preventivas, como a manutenção do PH neutro.
9. Mesmo após a microfilmagem, nenhum documento original pode ser eliminado, sob pena de perda do valor probatório da informação.
10. A microfilmagem é uma técnica adequada para proporcionar a preservação a longo prazo do conteúdo informacional ou para reduzir a utilização e a deteriorização dos originais.
11. Os documentos oficiais ou públicos, com valor de guarda permanente, podem ser eliminados após a microfilmagem.
12. A legislação autoriza a microfilmagem de documentos particulares e oficiais arquivados em órgãos federais, estaduais e municipais em todo o território nacional. Entretanto, os microfilmes não possuem valor jurídico e , portanto, não produzem efeitos legais.
13. Para garantir a segurança, é obrigatória a confecção de uma cópia do microfilme, que deve ser armazenada em local diferente do original.
14. A microfilmagem é um processo de produção de imagens fotográficas altamente reduzidas de documentos.
15. A microfilmagem de documentos públicos oficiais, nas esferas federal, estadual e municipal, encontra respaldo na legislação brasileira.
16. Os microfilmes, assim como as certidões, os traslados e as cópias fotográficas obtidas diretamente desses filmes, produzem efeitos legais, em juízo ou fora dele, desde que realizados de acordo com a regulamentação.
17. Na microfilmagem, pode ser utilizado qualquer grau de redução,mas a legislação obriga,para segurança , a extração de um filme cópia, que deve ser armazenado no mesmo local do original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário