DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O que objetiva a administração de material?

A Administração de Materiais tem por finalidade principal assegurar o contínuo abastecimento de artigos necessários tanto para a produção como para atender aos serviços executados pela empresa.

As empresas objetivam diminuir os custos operacionais para que elas e seus produtos possam ser competitivos no mercado.

Os materiais precisam ser de qualidade produtiva para assegurar a aceitação do produto final.

Os materias precisam estar na empresa na data desejada e com um preço de aquisição acessível a fim de que o produto possa ser competitivo permitindo à empresa um retorno satisfatório do capital investido.

Segue os principais objetivos da área de Administração de Recursos Materiais e patrimoniais:

1- Preço baixo - o mais óbvio objetivo e, certamente um dos mais importantes. Se mantida a mesma qualidade, reduzir o preço de aquisição possibilita à empresa maiores lucros e maior competitividade no mercado.

2- Alto Giro de Estoques – implica em melhor utilização do capital, aumentando o retorno sobre os investimentos e reduzindo o valor do capital investido;

3- Baixo custo de aquisição e posse – Dependem de forma fundamental do bom trabalho desenvolvido pelas áreas de Controle de Estoques, Armazenamento e Compras.

4- Continuidade de Fornecimento – resulta de uma análise criteriosa quando da escolha dos fornecedores. Os custos de produção, expedição e transportes são afetados diretamente por esse item.

5- Consistência de Qualidade – a área de materiais se responsabiliza apenas pela qualidade de materiais e serviços provenientes de fornecedores externos. Em algumas empresas a qualidade dos produtos e/ ou serviços constituem-se no único objetivo da gerência de materiais.

6- Despesas com pessoal – obter melhores resultados com a mesma despesa ou, mesmo resultado com uma despesa menor – em ambos os casos o objetivo é obter maior lucro final. “às vezes é compensador maior investimento em pessoal porque se pode alcançar com isso outros objetivos, propiciando maior benefício em relação aos custos".

7- Relações favoráveis com fornecedores – a posição de uma empresa no mundo dos negócios é em alto grau determinada pela maneira como negocia com seus fornecedores.
8- Aperfeiçoamento de pessoal – Toda unidade deve estar interessada em aumentar a aptidão de seu pessoal.

9- Bons registros – São considerados como objetivo primário , pois contribuem para o papel da administração de materiais , na sobrevivência e nos lucros da empresa, de forma indireta.

10 - Aperfeiçoamento de pessoal - Toda a unidade deve se interessar em aumentar e aperfeiçoar a aptidão de seu pessoal.

Nenhum comentário: