DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CLASSIFICAÇÃO ABC



CURVA ABC
Eixo (y) das ordenadas
= faturamento de 0 a 100%
Eixo (x) das abcissas = numero de itens de 200 a 2.400

Primeiro intervalo = produtos classe A = 480 itens, correspondendo a 80% do faturamento, produtos de alto valor para venda, poucos produtos vendidos e grande percentual de faturamento.

Segundo intervalo = produtos classe B = 720 itens, correspondendo a 20% do faturamento, produtos de valor intermediário para venda, mais produtos vendidos que os da classe A e portanto um faturamento bem inferior.

Terceiro intervalo = produtos da classe C = 1.200 itens, correspondendo a 15% do faturamento, produtos de pequeno valor para venda, muitos produtos vendidos e no entanto um resultado pequeno no faturamento.




A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; Permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa.

Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a seqüência dos itens e sua classificação ABC, disso resulta imediatamente a aplicação preferencial das técnicas de gestão administrativas, conforme a importância dos itens.

A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para definição de políticas de vendas, estabelecimento de prioridades para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais na empresa.

Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras:

Classe A:
Grupo de itens mais importante que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração.

Classe B:
Grupo intermediário.

Classe C:
Grupo de itens menos importantes em termos de movimentação, no entanto, requerem atenção pelo fato de gerarem custo de manutenção em estoque.

Nenhum comentário: