DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



quarta-feira, 11 de agosto de 2010

fluxo das atividades inerentes à administração de materiais

1- Primeiro é necessário se fazer uma análise do mercado e da necessidade de produção – ponto de partida. È necessário que antes de se decidir produzir o que quer que seja, faça-se um estudo para saber do que o mercado necessita e o quanto de determinado produto. Muitos empreendedores por cometerem erros ao analisarem o mercado e suas necessidades, investem mal seus recursos e a arcam com o fim de suas atividades. É também importante estudar a concorrência, há outro fornecedor para o mesmo produto? A que preço ele consegue colocar sua produção no mercado, é viável a competição?
2- Análise econômica financeira – Qual o nosso capital? Quanto desejamos e podemos investir? Que despesas teremos para colocar nossa produção no mercado? E o capital de Giro inicial? Há quanto de possibilidade de lucro e em quanto tempo poderemos ter o retorno sobre o capital a ser investido?
3- Programação e controle de estoque – Qual o estoque ideal para as necessidades da empresa? Não podemos ter estoque excessivo gerando gastos de capital para armazenagem, nem podemos ter um estoque insuficiente para atender à demanda, pois, isso pode nos trazer riscos consideráveis, pode gerar uma insatisfação no mercado, além de prejuizos à imagem e lucros cessantes. Temos que estudar a possibilidade de rotatividade de estoque e uma forma de atender aos clientes de forma satisfatória e com rapidez.
4- Compras-um segmento essencial do departamento de materiais e suprimentos são as compras. Comprar objetiva suprir as necessidades da empresa de materiais ou serviços, fazer um planejamento de quanto se deve comprar para se satisfazer as demandas internas no momento certo e com as quantidades corretas, atém de verificar se recebeu o que efetivamente foi comprado e providenciar o armazenamento das mercadorias adquiridas.
Vamos falar um pouco mais sobre o segmento de compras:
Objetivos básicos:
1- Comprar aos menores preços, materiais e insumos, verificando e obedecendo a padrões pré-estabelecidos de qualidade e quantidade.
2- Buscar sempre através de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa, especialmente para os pagamentos.
Para efetuar boas compras a empresa deve seguir alguns mandamentos que incluem verificação de prazos, preços , qualidade e volume.
O setor responsável pelas compras deve manter cadastro atualizado de fornecedores, analisá-los, fazer uma seleção e buscar sempre uma boa relação com o mercado fornecedor.
Um sistema adequado de compras possui algumas caracteristicas básicas, entre as quais podemos citar:
1- Sistema de compras a três cotações - tem por finalidade partir de um numero mínimo de cotações para encorajar novos competidores. A pré-seleção de concorrentes qualificados evita a perda de tempos analisando-se um grande numero de fornecedores.
2- Sistema de preços objetivos – deve-se ter um prévio conhecimento do preço que é justo. Isso ajudará nas decisões da empresa e proporcionará uma verificação dupla no sistema de cotações. Incentiva ainda a competividade entre os fornecedores que buscarão adequar seus preços à concorrência.
3- Duas ou mais aprovações - no mínimo se envolve duas pessoas em cada escolha do fornecedor. Permite esse sistema estabelecer uma defesa dos interesses da empresa pela garantia de um melhor julgamento, protegendo o comprador ao possibilitar uma revisão de uma decisão individual.
4- Documentação escrita – documentação anexa ao pedido, possibilita no ato da segunda assinatura, o exame de cada fase da negociação, permitindo a revisão e , por estar sempre junto ao processo de compras, pode esclarecer qualquer dúvida que sugir posteriormente.

vamos passar agora a uma bordagem fundamental na gestão de materiais, a gestão de estoques. No nosso próximo encontro.

Nenhum comentário: