DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



quarta-feira, 26 de maio de 2010

Exercícios sobre noções de arquivologia.

1_CESPE: ( C ou E)
A- Acervo é o conjunto de documentos mantidos sob a guarda de um arquivo.
B- O conjunto de documentos mantidos sob a guarda de um arquivo é denominado acervo.
C- Arquivo é o conjunto de documentos produzidos e recebidos por pessoa física ou jurídica, publica ou privada. É conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informação.
D- Arquivo é a acumulação não ordenada de documentos, em sua maioria textuais, criados por uma instituição ou pessoa, no curso de sua atividade, e preservados para a consecução de seus objetivos, visando a utilidade que poderão oferecer no futuro.
E- Uma das finalidades do arquivo é servir de base para o conhecimento da história. A função básica dos arquivos é possibilitar ao usuário o acesso rápido e preciso às informações deixadas sob a sua responsabilidade de guarda.
F- A principal finalidade dos arquivos é servir à administração. Eles constituem-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história.
G-O arquivo deve ter o propósito de possibilitar a guarda e a ordenação sistemática dos documentos, visando permitir sua consulta rápida e eficiente.
H-O arquivo tem como função básica tornar disponíveis as informações contidas nos documentos mantidos sob sua guarda.
I- Os acervos arquivísticos são constituídos por um mesmo tipo de suporte.
J- Os documentos produzidos no âmbito da instituição, mesmo que não estejam em suporte de papel, são considerados documentos de arquivo.
L-Os arquivos são constituídos apenas por documentos em suporte de papel.
M- Os documentos em formato eletrônico (ou digital) não são considerados documentos de arquivo.
N-Documentos manuscritos são classificados como textuais, documentos com imagens estáticas são considerados iconográficos.
O- Quanto ao gênero, na categoria de documentos iconográficos,inserem-se os desenhos, os negativos, os diapositivos, as fotografias e as gravuras.
P-Com referência ao tipo de suporte, o conjunto formado pelas fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras existentes no acervo da Caesb são definidos como documentos:
1- iconográficos.
2- cartográficos
3- sonoros
4- micrográficos
5- filmográficos.
Q- Fotografias, slides, desenhos e gravuras são classificados como micrográficos.

Nenhum comentário: