1-Formalidade e uniformidade são características da redação oficial.Daí a importância do padrão culto da linguagem.
2-a forma de tratamento Doutor deve ser empregada nas comunicações oficiais dirigidas a pessoas que ocupam cargo público.
3- a finalidade das correspondências oficiais impõe certos parâmetros de uso da língua, diversos daqueles da literatura, do texto jornalístico e das correspondências particulares.
4- a impessoalidade característica da redação oficial deve-se ao fato de que quem comunica é um indivíduo particular, e não o serviço público.
5-Um agente administrativo lotado em um departamento de um órgão público foi incumbido de redigir documento a ser assinado por seu chefe, com a finalidade de solicitar a vista de um técnico do setor de manutenção para averiguar problema de infiltração nas dependências desse departamento. :
a) O expediente em questão é um memorando, documento utilizado entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
b) O tipo de documento a ser redigido não precisa receber numero de expediente.
c) A formula do fecho deste expediente é Respeitosamente, por se tratar de comunicação dirigida a autoridade de mesma hierarquia.
6- Considerem que um funcionário seja responsável pelas atas referentes a reuniões administrativas do departamento em que está lotado. Nessa situação, é correto afirmar que o funcionário, no momento de lavrar as atas, deve cuidar para que elas relatem os fatos ocorridos nas respectivas reuniões, de forma resumida e objetiva, e não contenham rasuras, borrões nem linhas em branco.
7- A redação de expediente diz respeito à elaboração de diversos tipos de documentos que são escritos no ambiente de trabalho, sejam eles, por exemplo, requerimentos, declarações , ofícios.
8- O relatório é um documento que apresenta relato minucioso de determinada situação que exige investigação, análise ou descrição. No fecho desse tipo de expediente é correto o emprego da expressão “ Nestes termos pede deferimento”, uma vez que o relatório pode conter recomendações de medidas cabíveis para solucionar eventuais problemas mencionados.
9-Em determinada organização, um funcionário do departamento de manutenção precisa redigir um memorando endereçado ao chefe do departamento de compras, solicitando a aquisição de material de limpeza. Nessa situação, o documento estará adequadamente redigido se for assinado pelo chefe do departamento de manutenção e contiver um dos seguintes fechos: atenciosamente, humildemente, cordialmente, respeitosamente.
10- Um agente administrativo lotado em certo departamento do HEMOPA foi incumbido de redigir um documento a ser assinado por seu chefe, com a finalidade de encaminhar informações acerca da freqüência dos funcionários ao Chefe do Departamento de pessoal dessa mesma fundação. É correto afirmar que o expediente em questão é um memorando. Espécie de documento utilizado para comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que podem ser hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
11- Durante determinada reunião que ocorreu no HEMOPA, foram tomadas notas que mais tarde seriam usadas como base para o registro de fatos. Nessa situação, o documento a ser elaborado é a ata, e o responsável por sua redação deve atentar para o fato de que o documento deve conter o número de ordem da reunião e o nome da entidade, devem ser evitadas abreviaturas e os números devem ser escrito por extenso e havendo algum engano observado deve se evitar rasuras e escrever “digo” e após o correto e ainda há hipótese de qualquer omissão ou erro depois de lavrada a ata, far-se-á uma ressalva com a expressão: “Em tempo : onde de lê....leia-se...”
12- O pronome de tratamento Vossa Excelência , de uso corriqueiro na redação de expediente, é empregado pelo redator para se dirigir a ministros de estado, embaixadores, prefeitos municipais, reitores de universidade, juízes e desembargadores entre outras autoridades.
13-O pronome de tratamento para reitores de universidade é Vossa Magnificência.
14-o memorando não pode ser considerado um oficio em miniatura.
15-o fecho de oficio é sempre numerado.
16. Uma circular com vocativo e fecho recebe o nome de oficio circular.
17- A circular é uma correspondência multidirecional, pois, dirige-se ao mesmo tempo a varias repartições e pessoas.
18-Memorando circular e oficio circular são documentos de memorando e oficio quando dirigidos multidirecionalmente.
19- o Relatório é um documento oficial em que expõe à autoridade a execução de trabalhos concernentes a certos serviços ou a execução de serviços inerentes ao cargo.
20- O relatório deve se iniciar fazendo referencia à disposição legal que exige sua apresentação ou à ordem recebida de algum dos órgãos do serviço público.
21- Para melhorar a exposição de motivos é possível no relatório a inclusão de gráficos, ilustrações, mapas, tabelas, que devem ser inseridas em anexo devidamente numerados.
22- o atestado é um documento emitido por uma pessoa ou mais pessoas, a favor de outra, declarando a verdade de qualquer fato de que tenha conhecimento.
23- No serviço público um servidor pode, em razão de sua função ou ofício, fornecer a outrem atestado para que sirva de comprovação.
24- O atestado difere da certidão, porque, enquanto este prova fatos transitórios àquela prova fatos permanentes.
25- O requerimento é um documento pelo qual o requerente se dirige a uma autoridade pública para solicitar o reconhecimento de um direito ou concessão ou algo no amparo da lei.
26- pode ser fecho de um requerimento “Nesses termos; Pede deferimento.”
27- Exposição de motivos é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida e submeter a sua consideração projeto normativo.
28- Em regra a exposição de motivos e dirigida ao presidente da republica por um ministro de estado.
30- Mensagem é o instrumento oficial entre Chefes dos podres públicos.
31- o fecho de um oficio é sempre numerado.
32- O fecho de comunicação atenciosamente é empregado para autoridades da mesma hierarquia ou de hierarquia inferior a do remetente.
33- com a finalidade de padronização, a redação de comunicações oficiais foram incorporadas procedimentos rotineiros ao longo do tempo, como as formas de tratamento e de cortesia e a estrutura dos expedientes.
34- O domínio da redação de expedientes oficiais é aperfeiçoado em decorrência da experiência profissional; muitas vezes a prática constante faz que o assunto se torne de conhecimento generalizado.
35-A concisão, sinônimo de prolixidade, é uma qualidade de qualquer texto técnico e uma característica do texto oficial, que exige do redator essencialmente conhecimento do assunto que escreve, uma vez que raramente há tempo disponível para revisar o texto.
36-Existe a possibilidade da utilização da linguagem técnica nos documentos oficiais.
37-O Requerimento é uma forma escrita oficial de comunicação pessoal.
38-Nos documentos oficiais os valores monetários podem ser escritos por extenso, antecedidos dos algarismos.
39-O atestado difere da certidão, porque, enquanto esta prova fatos permanentes, aquele se refere a fatos provisórios.
40- O relatório é um dos tipos de textos bastante usados na redação de expedientes, apresenta diversidade de formas; pode ser contábil, cientifico, de pesquisa, de vendas, de rotinas, entre outros.
41-O relatório pode ser usado para se fazer uma comunicação de ocorrências a alguém que deseja delas ser informado.
42- Quanto aos aspectos técnicos, na redação de relatórios a boa vontade de quem escreve vale mais do que a adequação da linguagem adequada.
43- Em um relatório, não é preciso conter uma introdução, pois o que interessa , no caso, são apenas fatos a serem relatados.
44- O correio eletrônico (“e-mail) , por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
2 comentários:
nossa! muito legal esse blog, nao sabia nada de redação de expediente e consegui aprender muita coisa aqui, que será muito util no concurso que irei prestar. grata
Poxa! esse blog e super interessante,pois me favoreceu conhecimento no assunto sobre Redaçao de expediente.Grata.
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