DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



terça-feira, 10 de agosto de 2010

A ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS.aula introdutória

O mercado busca produtos e serviços para atender às suas infindas necessidades. A empresa com fins lucrativos estuda essa necessidade mercadológica e descobre que é interessante financeiramente produzir tais serviços ou produtos e ofertá-los no mercado. A empresa resolve então que deve partir para a produção.
Toda produção depende de três fatores, que chamamos de fatores de produção:
1- Natureza: fornecedora de insumos para a produção, exemplos: gás, madeiras, luz elétrica e outros.
2- Capital: É necessário comprar insumos, pagar mão de obra, manter um parque produtivo em funcionamento e para tudo é necessário dinheiro. Geralmente a empresa busca investidores, pessoas que possuem recursos financeiros e os aplicam na empresa, pois visam obter lucro com a produção.
3- Trabalho: devem-se transformar os insumos adquiridos em um produto final para ser ofertado ao mercado e para isso é necessário a mão de obra, o trabalho de maquinário e outros.
A empresa é o agente aglutinador capaz de unir a natureza, o capital e o trabalho e produzir de tal modo que consiga um lucro maior com o conjunto desses fatores, maior do que seria possivel com cada fator isoladamente.
Modernamente os fatores de produção costumam ser denominados recursos empresarias e são os recursos empresariais:
1- Recursos materiais.
2- Recursos humanos.
3- Recursos mercadológicos.
4- Recursos administrativos.

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:
A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
Em outras palavras: “A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.

A administração de materiais moderna!
Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um
Sistema Integrado em que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado.

A administração dem materiais destina-se dotar a empresa dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao seu funcionamento, no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.

A oportunidade, no momento certo para o suprimento de materiais, influi no tamanho dos estoques.
Suprir antes do momento oportuno acarretará, em regra, estoques altos, acima das necessidades imediatas da organização.
A providência do suprimento após o momento oportuno poderá levar a falta do material necessário ao atendimento de determinada necessidade da administração.
O tamanho do Lote de Compra acarreta as seguintes conseqüências:

1- Quantidades além do necessário representam inversões em estoques ociosos.
2- Quantidades aquém do necessário podem levar à insuficiência de estoque e prejudicar a eficiência operacional da empresa.

Tempo oportuno e quantidade necessária, acarretam, se mal planejados, além de custos financeiros indesejáveis, lucros cessantes.
A obtenção de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas, podendo implicar em paradas de máquinas, defeitos na fabricação ou no serviço, inutilização de material, compras adicionais, etc.
Os subsistemas da Administração de Materiais, integrados de forma sistêmica, fornecem meios necessários à consecução das condições básicas necessárias para uma boa Administração de material.

Nenhum comentário: