DIREITO!

Fiz tão bem o meu curso de Direito que, no dia em que me formei, processei a Faculdade, ganhei a causa e recuperei todas as mensalidades que havia pago. (Fred Allen)
Quem decide um caso sem ouvir a outra parte não pode ser considerado justo, ainda que decida com justiça. (Seneca)
Nada mais honroso do que mudar a justiça de sentença, quando lhe mudou a convicção. (Rui Barbosa)

EXERCÍCIOS



sexta-feira, 19 de junho de 2009

(AULA 15) SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

Segundo dispõe a lei 8.666/93, as compras pela administração pública devem ser processadas através do sistema de registro de preços.

O sistema de registro de preços visa impedir o chamado super faturamento, ou seja, que a administração pública compre por um preço bem acima do ofertado pelo mercado. Tanto é assim que o mesmo artigo estabelece que as compras devam submeter-se às mesmas condições de aquisição e pagamentos do setor privado. Além disso, as compras devem ter como referência os preços praticados dentro dos órgãos e entidades da administração publica. Devem também ser parceladas em tantas parcelas quanto necessárias para tirar proveito das peculiaridades do mercado visando à economicidade.

O decreto 3.931/2001 traz em seu bojo a regulamentação do SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS.

O Registro de preços deve ser estabelecido depois de ampla pesquisa de mercado. Para orientar o administrador os preços registrados serão publicados trimestralmente no Diário Oficial da União. O sistema de registro de preços é regulamentado pelo decreto lei 3.931/2001 e deve observar:

a) Seleção feita por meio de concorrência.

b) Estipular-se previamente o sistema de controle e a atualização dos preços registrados.

c) O registro não pode ter validade acima de um ano.

O Sistema de Registro de preços tem como objeto: a contração de serviços e a aquisição de bens.

O que é o sistema de registro de preços SRP?

São procedimentos para o registro formal de preços relativos à prestação de ser viços ou aquisição de bens para contratação futura

O que é uma ata de Registro de preços?

É um documento vinculado e obrigatório, com característica de compromisso para futura contratação.

O que se registra numa ata de Registro de preços?

Os preços, os fornecedores dos serviços ou bens, órgãos participantes e condições a serem praticadas conforme o disposto no instrumento convocatório e propostas apresentadas.

Qual é o órgão gerenciador?

É o órgão ou entidade da administração publica que conduzirá o certame (conjunto de procedimentos) para o registro de preços e irá gerenciar a ata de registro de preços dele decorrente.

Órgão participante:

Órgão ou entidade da administração publica que participa dos procedimentos iniciais para o registro de preços e integra a ata de registro de preços.

Nenhum comentário: